Cuidados para descartar lixo previnem ferimentos e cuida da saúde de agentes da coleta

Confira a reportagem da Rede TVT e saiba mais alguns cuidados que podem ser tomados para cuidar e prevenir a saúde de agentes de limpeza e coleta de lixo.

É preciso ficar atento com objetos cortantes, por exemplo, pra não colocar em risco os garis. Esses trabalhadores costumam ter várias histórias pra contar quando o assunto é machucado e ferimentos causados por conta de materiais descartados de maneira incorreta. Com informações da Rede TVT.

O Portal A Voz da Comunidade informa mais alguns cuidados que podem ser tomados para evitar ferimentos nos agentes de limpeza e coleta de lixo, que incluem:

  1. Embalar corretamente objetos cortantes, como vidros quebrados, facas ou latas com bordas afiadas, em materiais seguros, como caixas de papelão, antes de descartá-los.

  2. Não misturar objetos cortantes ou pontiagudos com restos de alimentos ou materiais orgânicos, pois isso aumenta o risco de acidentes.

  3. Colocar adesivos ou avisos de "cuidado" em sacos ou recipientes que contenham objetos cortantes, para alertar os coletores de lixo.

  4. Separar materiais perigosos, como pilhas, baterias, produtos químicos ou medicamentos vencidos, e descartá-los de maneira adequada em pontos de coleta específicos.

  5. Não sobrecarregar sacos de lixo ou recipientes, pois isso pode fazer com que objetos pesados caiam e machuquem os garis durante o manuseio.

  6. Sempre amarrar bem os sacos de lixo antes de colocá-los para a coleta, evitando que o conteúdo se espalhe pelo caminho e cause acidentes.

Ao adotar esses cuidados simples no descarte do lixo, é possível proteger a integridade física dos garis e contribuir para um ambiente de trabalho mais seguro para esses profissionais.