Álcool 70% será retirado de venda das farmácias e supermercados
Essa medida é motivada pelos riscos associados ao produto, os quais são semelhantes aos que levaram à sua proibição há 22 anos, quando o álcool líquido 70?ixou de ser vendido.
A partir do dia 30 de abril, o álcool 70% será retirado de venda das farmácias e supermercados no Brasil, seguindo determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa medida é motivada pelos riscos associados ao produto, os quais são semelhantes aos que levaram à sua proibição há 22 anos, quando o álcool líquido 70% deixou de ser vendido.
A proibição se aplica especificamente ao álcool 70% líquido, que é responsável pela maioria dos acidentes relatados. No entanto, o álcool 70% em gel continuará disponível para comercialização, sendo autorizado para uso na higiene das mãos.
Em 2002, a Anvisa tomou a mesma medida de proibição devido ao elevado número de acidentes domésticos causados pelo álcool líquido 70%. Sua inflamabilidade resultou em uma série de queimaduras graves, muitas das quais provocadas pelo chamado "fogo invisível". O álcool, ao intensificar a chama, torna o processo de extinção mais desafiador e prolongado. Em algumas situações, a chama resultante pode não ser perceptível, aumentando ainda mais o risco de acidentes.
Fonte: NE10
Comentários (0)
Comentários do Facebook