Pernambuco registra casos de Metapneumovírus Humano em 2025: Crianças recebem alta e SES-PE destaca prevenção
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco confirmou os primeiros casos de metapneumovírus humano (HMPV) em 2025, afetando duas crianças que já receberam alta. Embora o HMPV cause sintomas leves, a SES-PE destaca a importância de medidas preventivas, especialmente para grupos vulneráveis.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, na quarta-feira (15/01), os primeiros casos de 2025 do metapneumovírus humano (HMPV) no estado. O vírus, pertencente à mesma família do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), geralmente provoca sintomas leves, como tosse, febre e congestão nasal, mas pode evoluir para Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), especialmente em crianças, idosos e imunocomprometidos.
Os casos confirmados envolvem duas crianças, de 1 ano e 7 meses e 3 anos e 11 meses, residentes em Recife e Jaboatão dos Guararapes. Ambas já tiveram alta hospitalar após apresentarem sintomas como febre, tosse e desconforto respiratório. As amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).
Apesar do registro, o HMPV não é considerado um vírus de grande preocupação científica. A SES-PE reforça a importância de medidas preventivas, como uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações, especialmente para grupos vulneráveis. Além disso, manter a vacinação contra gripe e Covid-19 ajuda a prevenir quadros graves por cocirculação de vírus respiratórios.
Comentários (0)
Comentários do Facebook