Reforma do Ensino Médio volta ao centro do debate na Câmara dos Deputados
O PL 5230/2023 pode retornar ao debate e votação na próxima semana na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
Nos dias recentes, a discussão sobre a Reforma do Ensino Médio tem sido abordada de maneira parcial e estratégica por grupos que buscam influenciar a opinião pública. Hoje (12), circulou nos bastidores e nas redes sociais a notícia de que na semana que vem, o Projeto de Lei 5230/2023, que aborda esse tema, voltará a ser debatido na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, podendo até mesmo ser votado em plenário.
Inúmeras instituições, organizações e movimentos sociais apoiam o teor do PL 5230/2023 proposto pelo Governo Federal, embora ressaltando a necessidade de pequenas modificações alinhadas com o PL 2601/2023. Por outro lado, há setores vinculados às corporações, empreendimentos e políticos de posicionamento extremista que se opõem a ambos os projetos e defendem o atual modelo de ensino médio.
É imprescindível e urgente revogar a Reforma do Ensino Médio, conhecida como "NEM", com o objetivo de viabilizar a criação de um Novo Ensino Médio de maneira democrática e participativa, tornando-o acessível, inclusivo, produtivo, útil e formativo na vida de inúmeros jovens, tanto no presente quanto no futuro, e para as gerações futuras.
Mobilização nacional - Nesta quarta-feira (13), às 15h, está programada uma reunião da Frente Parlamentar Mista da Educação com o ministro Camilo Santana. Nos dias 15 e 16 de março a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) irá promover atividades em São Paulo e no dia 19 a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) realizará ações nos municípios em apoio ao PL 5.230/2023 que aborda o Ensino Médio.
Comentários (0)
Comentários do Facebook