FNPETI lança campanha nacional de proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval, focando na conscientização sobre trabalho infantil e violência sexual

O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) participa da Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval, promovendo a conscientização sobre cuidados e denúncias de violação de direitos, como trabalho infantil e violência sexual. Materiais de divulgação estão disponíveis no site do Faça Bonito.

FNPETI lança campanha nacional de proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval, focando na conscientização sobre trabalho infantil e violência sexual
Foto: Divulgação

O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção a Adolescentes no Trabalho (FNPETI) é uma das organizações convidadas que compõem a Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes e está, junto ao Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e à Rede ECPAT Brasil, entre outras organizações, em mais uma edição da Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval – Pule, Brinque e Cuide! Unidos pela proteção de crianças e adolescentes. O objetivo da iniciativa é sensibilizar a população brasileira sobre os cuidados com crianças e adolescentes e como denunciar violações de direitos, especialmente o trabalho infantil e a violência sexual, durante o período carnavalesco.


Com cerca de 12 opções de peças de divulgação e mobilização, a campanha apresenta conteúdos com orientações e alertas sobre: a ocorrência de trabalho infantil e exploração sexual; a prevenção e fiscalização da venda e do consumo de álcool por crianças e adolescentes; o estímulo à identificação e à notificação rápida de desaparecimento de crianças; além do incentivo à vacinação infantil para que possam aproveitar a folia de forma segura e protegida.


Estão disponíveis modelos de cartazes e outras peças para aplicação em espaços públicos e estabelecimentos, cards para redes sociais, materiais educativos para utilização em sala de aula com crianças e informações úteis para engajar a sociedade na realização de denúncias em casos de violação de direitos.


Para a secretária-executiva do FNPETI, “Campanhas de sensibilização em datas festivas, como o Carnaval, são fundamentais para que um maior número de pessoas observe essas situações de violação de direitos. Precisamos estar atentas(os), por exemplo, para situações que, infelizmente, são muito comuns durante as festividades carnavalescas, como a venda de bebidas e outros produtos por crianças e adolescentes nos locais onde a folia acontece. Nesse sentido a campanha chama a atenção para a importância do cuidado com a infância e a adolescência e da denúncia de situações de trabalho infantil”, destacou Volcov.


As artes dos materiais da campanha estão disponíveis no site do Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes – uma campanha permanente de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes –, para ampla utilização e divulgação por parceiros interessados em contribuir com a iniciativa.


A inserção de logomarcas locais e de informações adicionais, como telefones de contato de Conselhos Tutelares, CREAS, delegacias especializadas, entre outros equipamentos de proteção está permitida. No entanto, o slogan e o conteúdo textual/conceitual das peças não poderão ser alterados.


Para conhecer e fazer o download das peças da Campanha, acesse: www.facabonito.org/carnaval
Para saber mais sobre violência sexual e trabalho infantil, acesse: www.facabonito.org  e www.fnpeti.org.br


Sobre o FNPETI - Criado em 1994, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção a Adolescentes no Trabalho (FNPETI) é uma estratégia da sociedade brasileira de articulação e aglutinação de atores sociais institucionais, envolvidos com políticas e programas de prevenção e erradicação do trabalho infantil no Brasil. Como instância autônoma de controle social, legitimado pelos segmentos que o compõem, coordena a Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, formada pelos 27 Fóruns de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e as 48 entidades-membro. Acesse: www.fnpeti.org.br