Anvisa proíbe uso de substâncias tóxicas em produtos cosméticos

A Anvisa proibiu o uso das substâncias TPO e DMPT em cosméticos, especialmente em produtos para unhas em gel, devido a riscos à saúde, como carcinogenicidade e toxicidade reprodutiva.

Anvisa proíbe uso de substâncias tóxicas em produtos cosméticos
Foto: Canva

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso das substâncias TPO e DMPT (ou DMTA) em produtos cosméticos, especialmente em itens utilizados para unhas em gel. A decisão foi tomada após estudos apontarem riscos à saúde.

O DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como Dimetiltolilamina (DMTA), foi classificado como potencialmente cancerígeno. Já o TPO (óxido de difenil(2,4,6-trimetilbenzol)fosfina) foi considerado tóxico para a reprodução, com possíveis impactos na fertilidade.

Com a medida, o Brasil reforça seu compromisso com a segurança sanitária e se alinha às normas da União Europeia, que já haviam proibido o uso dessas substâncias.

Consumidores e profissionais de beleza podem consultar os prazos de retirada dos produtos e mais informações sobre a decisão no portal gov.br/anvisa.